Com 64% dos votos, Marinho vence o 2º turno e se elege prefeito de São Bernardo, diz pesquisa

Ex-ministro da Previdência tem 28 pontos à frente do adversário; ele conquistou os votos dos candidatos derrotados no primeiro turno

Wilson Magão

Apoio de Alex foi importante para subida nas pesquisas

O candidato petista à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho, venceria o segundo turno e seria eleito prefeito, com ampla vantagem de votos, se a eleição fosse hoje. Segundo  pesquisa realizada pela Brasmarket, Marinho tem 64% dos votos válidos, 28 pontos à frente de Orlando Morando (PSDB), que registra 36%. A pesquisa está registrada sob o número 20/2008 na 174ª Zona Eleitoral.

De acordo com a pesquisa, o ex- ministro da Previdência conquistou os votos dos candidtos derrotados no primeiro turno – Alex Manente (PPS), Evandro de Lima (PT do B) e Aldo Santos (PSOLl) -, pois subiu dos 48,27% obtidos no pleito para os atuais 64%. Orlando Morando oscilou negativamente dentro da margem de erro de 37,55% para 36%.

Indagados se já haviam decidido em quem votar no segundo turno em São Bernardo, 55,2% dos eleitores responderam Luiz Marinho; 31%, Orlando Morando; 2,2% disseram ‘nenhum deles’ e 11,7% afirmaram não saber ou disseram que irão anular o voto.

Do total de entrevistados, 79,6% disseram estar absolutamente certos do voto em favor do candidato que escolheram; 6,6% praticamente certos; 1,5% com razoável possibilidade de mudança; 0,9% com ampla possibilidade de mudança e 11,4% afirmaram não saberem.

Os questionários foram executados entre os dias 9 e 10 de outubro com base em cinco variantes: região, sexo, idade, escolaridade e renda.


Região – Dos 24 bairros avaliados, Marinho lidera em 20 e Morando em quatro. O petista atinge o melhor índice entre os eleitores que residem na periferia da cidade. O melhor resultado é no bairro Anchieta, local onde o petista alcança 72% dos votos contra 16% do tucano. Orlando Morando é mais lembrado entre o eleitorado da região central da cidade. 


Sexo – Neste quesito, Luiz Marinho lidera tanto entre os homens quanto entre as mulheres. No entanto, a diferença entre os dois postulantes que atinge 28,2 no sexo masculino, diminui para 20,6 entre as representantes do sexo feminino.


Idadem – O prefeiturável petista mantém a dianteira nas seis faixas avaliadas. Luiz Marinho consegue ampliar a vantagem entre os mais novos. Já entre os mais experientes, a diferença diminui. Entre os eleitores com mais de 60 anos é onde a vantagem é mais diminuta. Nesta faixa, o petista tem 45% contra 35,1% do tucano.


Escolaridade – Dos quatro itens analisados, o ex-ministro segue no topo em três. Apenas quando o questionário é formulado aos eleitores com ensino superior completo ou incompleto, ocorre um empate: ambos atingem 44,3%.


Renda – Neste quesito o cenário se repete. Luiz Marinho lidera em três dos quatro itens. Já entre os eleitores com renda acima de 20 salários mínimos, Orlando Morando supera o petista e toma a ponta: 45,5% contra 42,4%.

Do Repórter Diário