Com apoio dos metalúrgicos do ABC, UAW vence na Volks de Chattanooga
Foto: Divulgação UAW
A UAW, o sindicato dos trabalhadores na indústria automotiva dos Estados Unidos, venceu a primeira eleição para escolher os representantes dos trabalhadores na área da manutenção na Volks de Chattanooga, no Tennessee. A votação ocorreu nos dias 3 e 4 com aprovação de cerca de 70% dos companheiros.
“É uma vitória dos trabalhadores em uma região totalmente conservadora. É o pontapé inicial para o reconhecimento sindical na planta, onde a empresa adota práticas que impossibilitam a sindicalização”, explicou o vice-presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volks, Valdir Freire Dias, o Chalita.
De acordo com a UAW, o objetivo é iniciar a negociação do acordo coletivo com a empresa o mais rápido possível, já que é o primeiro ponto de apoio em uma montadora estrangeira no sul dos Estados Unidos.
“Em novembro, participamos de uma conferência da UAW para discutir ações conjuntas em defesa do direito à sindicalização na planta. Os dirigentes sindicais não puderam entrar nas dependências da empresa”, contou.
Segundo Chalita, as práticas antissindicais da planta foram comprovadas ao demitir a dirigente da UAW Myra Montgomery. “A companheira estava lutando pelo reconhecimento do Sindicato em Chattanooga. Nós repudiamos a decisão da Volks norte-americana e total apoio à luta pela sua readmissão”, afirmou.
Da Redação.