Com Blazer EV, GM volta a lançar carros elétricos no Brasil
A General Motors inicia, neste mês, a pré-venda do Blazer EV, um utilitário esportivo grande de luxo, que marca a retomada de lançamentos dos 100% elétricos pela montadora americana. O modelo usa a mais nova plataforma elétrica da GM, a Ultium, na qual a companhia fez pesados investimentos desde que decidiu eletrificar toda a sua linha nos Estados Unidos.
No Blazer, dois motores elétricos geram até 347 cv. Com uma carga completa, as baterias garantem autonomia de 481 quilômetros segundo cálculos do Inmetro, ou mais de 600 km, segundo testes da empresa. O sistema também permite carregamento rápido, podendo chegar a 80% de carga em quarenta minutos.
A GM não fixou, ainda, o preço do veículo, que virá do México. A isenção do Imposto de Importação, de 35%, previsto no acordo de intercâmbio entre Brasil e México, está atrelada à quantidade de peças produzidas na América Latina, um cálculo que ainda não foi concluído, segundo a empresa. A GM abrirá, no entanto, a pré-venda do veículo este mês. E o consumidor que o reservar não saberá, ainda, o preço.
Na apresentação do veículo à imprensa, a GM comparou seu novo modelo ao Porsche Macau e ao BMW iX3. Esses modelos custam a partir de R$ 500 mil. Com o novo modelo, a GM, não apenas volta a oferecer elétricos, como fez anteriormente com Volt e Bolt, como entra no segmento premium, no qual não atuava. Segundo a diretora de marketing de produto, Paula Saiani, pesquisas da empresa indicaram que 30% dos consumidores de carros de luxo pretendem optar por um modelo 100% elétrico.
Do Valor Econômico