Com caminhada em São Bernardo, Lula e Haddad iniciam campanha do 2º turno

Em clima de festa, população lotou as ruas da cidade, berço histórico do Partido do Trabalhadores

Foto: Adonis Guerra

O candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, escolheu a cidade de São Bernardo, berço histórico das lutas dos metalúrgicos do ABC, para iniciar as mobilizações públicas no segundo turno da campanha eleitoral. A caminhada pela rua Marechal Deodoro teve concentração em frente ao Sindicato, na manhã de ontem, e seguiu até a praça da Matriz, onde ocorreram os discursos.

Lula, o candidato a vice, Geraldo Alckmin, o candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, e a vice, Lúcia França seguiram pela via acompanhados por uma multidão e aplaudidos por muitos trabalhadores no comércio a pedestres que se integravam aos apoiadores do ex-presidente.

Em discurso na praça da Matriz, Lula relembrou a importância histórica do local, defendeu a geração de emprego e renda, e rebateu as falas preconceituosas de Bolsonaro, que tem criticado os nordestinos que votaram massivamente em Lula no primeiro turno.

Foto: Adonis Guerra

“Ele tem que saber que nós nordestinos ajudamos a construir cada metro de asfalto desse país, cada ponte, cada casa. Eles têm que saber que nós não queremos mais passar fome, nós queremos comer, não queremos ser apenas pedreiros, queremos ser engenheiros. Não queremos apenas ser empregada doméstica, queremos ser médica, socióloga, professora”.

“Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista, nesse monstro que governa esse país. Ele tem que aprender uma lição. Ele que vá pegar voto de miliciano, daqueles que mataram Marielle, daqueles que foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas na pandemia. Ele que vá pegar voto da quadrilha chefiada pelo Queiroz, que ele guardou até agora. Ele que vá pedir voto para aqueles que estão organizando a rachadinha dos seus filhos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro”, continuou o ex-presidente.

“Estamos aqui agora porque queremos recuperar o Brasil. O povo brasileiro só quer algumas coisas simples, ter o direito de trabalhar, estudar, tomar café, almoçar e jantar todos os dias, ter direito à cultura, ao lazer, de participar de tudo aquilo que constrói”, destacou.

Mulheres

Lula defendeu a igualdade salarial entre homens e mulheres. “Vamos regulamentar para que a mulher, fazendo o mesmo trabalho, ganhe o mesmo salário do homem”.

Capital dos trabalhadores

Geraldo Alckmin destacou a importância da cidade. “Não é por acaso, esse é o primeiro evento público do segundo turno e tinha que ser em São Bernardo porque aqui é o berço da democracia, é capital dos trabalhadores”.

Haddad aqui

Fernando Haddad, que disputa o governo do estado de São Paulo, lembrou que precisa do empenho dos eleitores na região. “Nós vamos ganhar no segundo turno, eu preciso de São Bernardo, preciso do ABC, de São Paulo, do interior para mandar o ‘bozo’ para casa. Temos três semanas para ampliar nossa vantagem, vamos à luta companheiros”.

Juntos na luta

Foto: Adonis Guerra

O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, agradeceu aos sindicatos e movimentos sociais presentes na caminhada e chamou os companheiros e companheiras para se envolveram na campanha.

“Daqui para frente não tem descanso, vamos estar nos comércios, nos terminais de ônibus, nas periferias, nas portas de fábrica todos os dias. Até chegar o dia 30 quando vamos fazer a festa que nós trabalhadores merecemos. Dia 30 não podemos vacilar, temos que votar no projeto da classe trabalhadora para não ver mais empresas fecharem na nossa região”.