Com fábrica na Bahia, BYD entra para o top 5 do varejo nacional

Com 9% de participação nas vendas diretas ao consumidor, marca se consolida entre as líderes

A BYD continua avançando rápido no mercado automotivo brasileiro. Em setembro, pela primeira vez, a marca entrou para o top 5 de vendas de varejo de veículos de passeio, com 9,21% de participação, segundo dados da Fenabrave. O desempenho a coloca à frente de marcas tradicionais como Toyota, Renault, Jeep e Honda, consolidando a fabricante chinesa como um dos principais nomes da nova fase de eletrificação do país.

Somente em setembro, a BYD emplacou 9.934 veículos de passeio, garantindo a sétima posição no ranking geral e a quinta no varejo. Considerando também as vendas diretas, o total chegou a 10.024 unidades, com 5,56% de participação de mercado. No acumulado de 2025, já são 77.198 emplacamentos, número que reflete o avanço da rede de concessionárias coincidindo com o início da montagem nacional de seus modelos eletrificados em Camaçari (BA), onde a marca inaugurou recentemente seu primeiro complexo de produção fora da Ásia.

A presença da BYD nesse grupo é simbólica: em menos de três anos de atuação plena no Brasil, a empresa não só lidera as vendas de veículos elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV), como também alcança posições de destaque no mercado geral — tradicionalmente dominado por marcas com décadas de produção local. Em setembro, a fabricante respondeu por mais de 70% das vendas de elétricos e 22% dos híbridos plug-in, ocupando os dois primeiros lugares do pódio BEV com Dolphin Mini, Dolphin, com o Yuan Pro ficando em quarto lugar.

Entre os modelos mais vendidos, o BYD Dolphin Mini se destaca como o carro elétrico mais emplacado do país, acumulando 44.945 unidades desde o lançamento. Agora montado em regime SKD na fábrica de Camaçari, o hatch compacto se tornou o principal símbolo da estratégia de eletrificação acessível da marca.

Do InsideEVs