Com grupos divididos, Campanha exigirá mais negociações

 

Crédito: Edu Guimarães

Este ano, os grupos patronais que participam das rodadas de negociação com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, estão ainda mais divididos, com destaque para o G8. A fragmentação, segundo o presidente da entidade, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, dificulta o processo de conclusão dos acordos.

“Quanto mais fragmentado o grupo, mais difícil, porque são mais mesas de negociação, e o exercício para entender as conven- ções passa a ser maior, já que pode haver proposições e reajustes diferentes. Até no momento de conduzir uma assembleia é mais complicado para identificar cada trabalhador”, exemplificou.

“No início era uma única negociação dentro da Fiesp, inclusive com o Sinfavea, representante das montadoras. Com o passar do tempo, os sindicatos foram rompendo e se agrupando com aqueles que apresentavam as mesmas características”, lembrou.

De acordo com o presidente, nos últimos dois anos, o desentendimento na hora de concluir os acordos provocou o rompimento entre os sindicatos.

“Por isso hoje o G8 está totalmente dividido, com três sindicatos juntos, um bloco com dois e dois que ficaram sozinhos”, contou. (Confira detalhes no quadro abaixo).

Ainda segundo o presidente, também há a tendência este ano de divisão no Grupo 10.

Os principais eixos da Campanha Salarial 2017 “Resistência, Unidade e Luta”, que faz referência aos 100 anos da primeira Greve Geral no Brasil, são: 40 horas semanais; INPC + aumento real; não à perda de direitos; contra as reformas Trabalhista, da Previdência e a Lei de Terceirização. A data-base é 1º de setembro e estão em Campanha 198 mil trabalhadores na base da FEM-CUT no Estado de São Paulo.

Assembleia A Assembleia Geral de Campanha Salarial dos Metalúrgicos do ABC acontece na próxima terça-feira, dia 11, às 18h, na Sede.

Conheça as bancadas patronais da Campanha 2017

• Grupo 2 Máquinas/equipamentos elétricos e eletroeletrônicos

• Grupo 3 Peças, parafusos e forjaria – Sindipeças, Sindiforja e Sinpa

• Grupo 10 Lâmpadas; equipamentos odontológicos; mecânica; material bélico; entre outros

• Estamparia

• Fundição

• Subdivisões do Grupo 8

– Sindicel (condutores elétricos, trefilação e laminação de metais não ferrosos)

– Sicetel (trefilação e laminação de metais ferrosos) e Siescomet (Esquadrias e construções metálicas)

– Sinafer (ferros, metais e ferramentas), Sianfesp (artefatos de metais não ferrosos) e Simefre (equipamentos ferroviários e rodoviários)

– Sindratar (refrigeração)

 

Da Redação