Com investimento de R$ 500 milhões, Hyundai passa a fabricar motores no Brasil

Nova fábrica localizada em Piracicaba terá capacidade para 70 mil propulsores/ano

No mês em que celebra 10 anos do início de suas atividades produtivas no país, a Hyundai Motor Brasil realizou a inauguração de sua fábrica de motores também localizada no complexo industrial da empresa em Piracicaba (SP), onde atualmente são produzidos o HB20, HB20S e as duas gerações do Creta. A expansão do centro produtivo para a construção e implantação da nova fábrica de motores é fruto de um investimento de R$ 500 milhões da companhia sul-coreana no país.

De acordo com a Hyundai, a nova fábrica de motores tem área construída de 17.721 m² e levou pouco mais de um ano para ser finalizada. A capacidade inicial de produção no local será de 70 mil motores ao ano, que serão fabricados por 256 novos funcionários. A nova unidade torna-se a 13ª fábrica de motores da Hyundai no mundo e a primeira na América Latina.

Ainda segundo a empresa, inicialmente será produzido no local apenas o motor Kappa 1.0 12V aspirado, presente nos catálogos de entrada do Hyundai HB20. A nova fábrica de motores em Piracicaba torna-se a primeira da Hyundai no mundo a introduzir o AMR, sigla em inglês para Robô Móvel Autônomo.

A tecnologia otimiza o transporte de peças dentro dos processos de fabricação e reduz em 50% o espaço necessário para as peças na linha de produção, graças a um sistema completamente integrado que dispensa a necessidade de acúmulo de itens estocados nos setores. O AMR, acrescenta a Hyundai, também proporciona melhor flexibilização da linha para a produção de novos produtos, uma vez que o abastecimento se adapta automaticamente às necessidades programadas.

Do Autoo