Com larga margem, Fiat começa 2022 à frente do mercado novamente
Marca negociou 23,3 mil veículos em janeiro, 10 mil a mais que a Volkswagen
O mercado interno de automóveis e comerciais leves iniciou 2022 como encerrou 2021. Fiat, Volkswagen e General Motos repetiram a ordem estabelecida no ano passado e, nesta ordem, ocuparam as três primeiras colocações no ranking de marcas em janeiro. A Fiat, que retomou à liderança em 2021, após cinco anos de domínio da General Motors, negociou 23,3 mil veículos e alcançou 19,9% de participação no primeiro mês do ano.
Abriu expressiva vantagem de quase 10 mil unidades para a segunda colocada Volkswagen, que registrou 13,3 mil licenciamentos, fatia de 11,3%. A General Motors, de longe a montadora mais prejudicada pela falta de componentes e longas paralisações na produção ao longo do ano passado, por pouco não tomou o segundo lugar. A diferença para a Volkswagen ficou em marginais 142 unidades, ou 0,1 ponto porcentual: 11,3% contra 11,2%;
A Hyundai vendeu 12,6 mil veículos e fechou o mês na quarta colocação. A participação de 10,7% foi apenas 1 ponto porcentual maior do que a da Jeep, que acumulou 11, 3 mil licenciamentos. Fiat e Jeep são duas das cinco marcas da Stellantis no Brasil. O quinteto somado alcançou 41,5 mil unidades, o equivalente a 35,4% das vendas de veículos no período. Das outras três marcas do conglomerado automotivo, destaque para a Peugeot, que ficou na nona posição, com 4,3 mil unidades negociadas e 3,5% de participação.
A Stellantis comemora ainda o desempenho de vários de seus modelos. Da lista de 10 veículos mais vendidos em janeiro, a Fiat Strada, veículo mais negociado no Brasil em 2021, esteve mais uma vez à frente, com 6,7 mil licenciamentos, enquanto os Jeep Renegade e Compass, respectivamente, alcançaram 5 mil e 4,9 mil unidades e se estabeleceram como os dois utilitários esportivos mais negociados.
Do AutoIndústria