Com Lula, 1º de Maio unificado da CUT e demais centrais sindicais terá luta e música

Sindicato convida categoria para ato e festival cultural que marcarão o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora na área externa da Neo Química Arena (Estádio do Corinthians), às 10h

Foto: Adonis Guerra

Nesta segunda-feira, 29, foi dia de mobilização na base com panfletagem na Delga, em Diadema, e na Volkswagen, em São Bernardo. A Diretoria Executiva do Sindicato convidou metalúrgicos e metalúrgicas dessas fábricas e de toda a categoria para o 1° de Maio amanhã, Dia do Trabalhador e Trabalhadora, a partir das 10h, na área externa da Neo Química Arena (estádio do Corinthians), na zona leste da capital paulista. Presença confirmada do presidente Lula.

Foto: Adonis Guerra
Foto: Adonis Guerra

No início da manhã, dirigentes estiveram na Delga junto à representação para entregar o jornal da atividade aos trabalhadores. “Todos na fábrica estão animados, tanto pela celebração quanto pelo local escolhido, Arena Corinthians”, disse o coordenador do CSE (Comitê Sindical de Empresa) na fábrica, Diego Goulart Santos. “Data fundamental para refletirmos o significado de sermos metalúrgicos, aproveitar os shows e o momento com os demais companheiros da categoria e de outras também”.

Foto: Adonis Guerra

À tarde, foi a vez dos trabalhadores na Volks, na troca de turno, conversarem com o CSE na montadora e serem convidados para a mobilização. “Nós fizemos uma atividade no pátio da Volks convidando os trabalhadores para o evento, lembrando que, apesar de ser uma data comemorativa, é uma data realmente de luta, na qual buscamos melhores condições de trabalho e oportunidades”, afirmou o coordenador da representação na Volks, Marlon Augusto Silva.

As bandeiras de luta em 2024 são emprego decente, correção da tabela do imposto de renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Foto: Adonis Guerra

Lideranças

“Salve, salve, companheirada! Está chegando, é amanhã o 1° de Maio. Não é Dia do Trabalho, é Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, e a gloriosa CUT, junto às demais centrais, realizam o sexto ato unificado. É fundamental que você vá porque vamos reivindicar e também celebrar, pois é o nosso dia. Vai ter muita atração cultural também”, chamou o presidente do Sindicato, Moisés Selerges.

Foto: Adonis Guerra

Segundo o presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora é uma data de luta, que contará com a participação de grandes lideranças nacionais comprometidas com a classe trabalhadora. “E, dentre elas, a nossa maior liderança popular: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse

O 1º de Maio terá dois momentos: a partir das 10h, o ato político das centrais sindicais, com as falas de lideranças políticas e sindicais e o Festival Cultura e Direitos, com apresentações artísticas e musicais, como Paula Lima, Dexter, Bateria Show da Gaviões da Fiel, Afro-X, Almirzinho, Arlindinho, Ivo Meirelles, Doce Encontro e muito mais. Informações, acesse cut.org.br.