Com luta e negociação, PLR é aprovada em três fábricas da base
Companheirada na Metal Tampos, Ausus e Hyperion aprovaram acordos de PLR após intensa mobilização com o Sindicato

Trabalhadores e trabalhadoras em três fábricas da base dos Metalúrgicos do ABC garantiram em agosto novos acordos de PLR (Participação nos Lucros e Resultados). As assembleias realizadas na Metal Tampos, em Ribeirão Pires; na Ausus (antiga Dura Automotive), em Rio Grande da Serra; e na Hyperion, em Diadema, aprovaram as propostas construídas na negociação com o Sindicato. Em todas, também foi aprovada a contribuição negocial, fundamental para fortalecer a mobilização e sustentar a luta por direitos e conquistas.

Na Metal Tampos, a assembleia aconteceu no dia 22 de agosto e assegurou valor superior ao do ano anterior. “O valor será pago em parcela única em fevereiro de 2026”, informou o coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos.
Na Ausus, a mobilização foi decisiva. Após a rejeição da primeira proposta, foi aprovada, em 25 de agosto, uma nova PLR, conquistada depois de várias rodadas de negociação. “A gente estava de aviso de greve e foi muito delicado e complicado fechar essa PLR, pois estávamos no meio da Campanha Salarial. Só conseguimos chegar a esse acordo graças ao empenho do Comitê Sindical e à mobilização dos trabalhadores. O Sindicato somos todos nós, unidos em prol de um acordo que beneficie os trabalhadores”, destacou Marquinhos.

Em Diadema
Na Hyperion, os metalúrgicos aprovaram em 27 de agosto a PLR e também a renovação do banco de horas, ambos com validade de um ano. O pagamento será feito em fevereiro de 2026, em parcela única. Segundo o coordenador de área, Gilberto da Rocha, o Amendoim, o resultado foi fruto de intensa negociação entre o Sindicato, a comissão de PLR e a direção da empresa.
“O Sindicato só é forte pela representatividade que tem, por cada trabalhador e trabalhadora que participa e fortalece a luta no dia a dia. É com respaldo no chão de fábrica que conseguimos defender os interesses da companheirada e buscar melhorias”, afirmou Amendoim.
Fique sócio!
Amendoim reforçou a importância da sindicalização. “Vocês são o Sindicato dentro da fábrica e ninguém faz nada sozinho. Quanto mais sócios e sócias, mais nossas lutas avançam”, destacou. Ele lembrou que, além de conquistas como PLR, acordos coletivos e reajustes salariais, o Sindicato oferece uma série de convênios e serviços que beneficiam diretamente os trabalhadores.
Entre eles estão descontos em saúde, cultura, educação, lazer e serviços, além de apoio jurídico e programas voltados à saúde do trabalhador. “Ser sócio e sócia dos Metalúrgicos do ABC é a única maneira de manter as conquistas firmadas até aqui e garantir as que virão”, reforçou o dirigente.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4128-4200 (Sede São Bernardo), 4061-1040 (Regional Diadema) e 4823-6898 (Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), ou pelo site smabc.org.br/sindicalize-se.