Com luta, sai acordo na Abril

Terminou ontem, com vitória dos trabalhadores, a greve na Mecânica Abril, em Santo André. Ontem também o Sindicato assinou acordo com a Metalúrgica Polo, empresa do Grupo 10 com cerca de 30 trabalhadores, em Santo André.

O pessoal na Mecânica Abril estava parado desde segunda-feira porque os patrões se recusavam a negociar. Só terça-feira, depois da paralisação, eles chamaram o Sindicato para conversar e construir uma proposta.

Geovane Correa, coordenador da Regional Santo André, conta que o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) decidiu há um mês que o Sindicato podia negociar a segunda parcela da PLR com a Abril, já que a maioria dos cerca de 300 companheiros na empresa escolheu os Metalúrgicos do ABC para representá-los.

Só que a empresa não aceitava conversar. Esta negativa foi revoltando os trabalhadores e, quando chegou a campanha salarial, eles pararam para forçar a negociação. “A união de todos foi fundamental para o sucesso do movimento”, afirma Geovane.

“Nós sempre procuramos negociar, mas quando há um impasse, é fundamental a união de todos para a conquista”, conclui.

No interior do Estado a campanha continua com paralisações na Durcom, em Cajamar, com 130 trabalhadores, e na Pirelli, em Sorocaba, com 350 companheiros. As duas empresas são do Grupo 9.