Com motores importados, Toyota retoma produção em 3 de novembro
Primeira etapa envolverá os híbridos, mas já em janeiro as fábricas de Sorocaba e Indaiatuba vão operar normalmente
Ainda sem um balanço dos prejuízos totais causados pelo vendaval que assolou a fábrica de motores de Porto Feliz, SP, em 22 de setembro, mas agradecendo a todos que apoiaram a empresa neste momento difícil, o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, anunciou a retomada das operações em Sorocaba e Indaiatuba, no interior paulista, em novembro.
A produção de veículos será reiniciada de forma gradual a partir do dia 3, exatamente daqui a um mês, com motores e peças importados de outras unidades no exterior, principalmente do Japão. Numa primeira etapa, serão fabricadas as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para o mercado doméstico quanto para exportação.
Em janeiro será restabelecida a produção de veículos com motores convencionais, abrangendo as linhas do Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, exclusivamente para exportação. A produção aumentará gradualmente até atingir o volume regular em fevereiro, informa Maggio. Sem revelar números, o executivo disse que o objetivo é recuperar entre novembro e dezembro o volume de veículos híbridos não fabricados entre 23 de setembro e 31 de outubro.
A montadora opera com estoque reduzido, de apenas 8 a 10 dias, o que significa que já não tem mais carro nacional 0km na rede para atender o consumidor, admite Maggio: “Mas temos a Hilux, que vem da Argentina, e os concessionários mantém normais as operações com usados e pós-venda”.
Do AutoIndústria