Com novos projetos Nissan busca reduzir em 70 toneladas por ano emissão de CO2 em Resende
Ao comemorar 10 anos de operação o Complexo Industrial Nissan em Resende, RJ, lança dois projetos ambientais que, com as tecnologias da Indústria 4.0, ajudam a economizar recursos naturais na linha de produção. A companhia calcula reduzir a emissão de 70 toneladas de CO2 por ano com as duas iniciativas.
O primeiro projeto foi implantado nos prédios de Pintura, Plástico e Utilidades: um novo sistema de automação e monitoramento online para gestão de energias. O sistema de energia foi digitalizado e pode ser monitorado em tempo real, identificando momentos de ociosidade na produção para entrar no modo de economia automática, segundo Felippe Figueira, especialista em engenharia de manutenção da fábrica.
“Utilizando os elementos da indústria 4.0, digitalizamos as operações da fábrica para ter uma central de comando inteligente que busca oportunidades para reduzir o consumo dos recursos”. Outro sistema novo é o de controle de ar-condicionado instalado nos prédios da Carroceria, Montagem e Motores.
A temperatura externa é monitorada e quando baixa para 23oC ou menos o sistema de climatização entra em modo de economia de energia. No prédio de motores vai além: sobe as portas automáticas e o ar passa a circular, possibilitando redução da temperatura com o vento que vem de fora.
Da AutoData