Com VW Polo na liderança, hatches dominam varejo em junho
Toyota Hilux repete a 1ª posição entre os veículos comerciais
O varejo se manteve como a modalidade mais importante do mercado brasileiro pelo 6º mês seguido. Em junho, 56,46% dos 179.691 automóveis e comerciais leves foram emplacados por meio dela. A Fiat, com 19,51% de market share, se manteve na liderança entre as montadoras, com Volkswagen (14,69%) e Chevrolet (13,16%) na sequência. Trocando as posições de maio, Hyundai (11,52%) e Toyota (10,17%) completaram o top 5. Quarto colocado no último ranking de automóveis, o VW Polo (6.325) assumiu a liderança com quase 2/3 de seus registros sem dependência de vendas diretas.
O Hyundai HB20 (6.081), nono em maio, subiu sete posições. Líder anterior, o Chevrolet Onix (5.455) caiu duas colocações. Um dos modelos com maior redução de preço por meio do incentivo federal, o Kwid (4.450) apareceu no top 10. Maior rival do Renault, o Fiat Mobi (4.085) apareceu em sétimo. Liderando a disputa entre os SUVs e crossovers, o Hyundai Creta (4.291) completou o top 5 com apenas 44 unidades a mais do que o Honda HR-V (4.247).
VW T-Cross (3.833) e Fiat Pulse (3.659), o segmento teve quatro modelos entre os dez primeiros. 12º colocado, o Toyota Corolla (2.792) foi mais uma vez o sedã mais bem posicionado na lista. BYD Song Plus (353) e Porsche Cayenne (208) foram os únicos modelos com 100% de emplacamentos na modalidade. Em situação oposta e numa modesta 27ª colocação, o Jeep Compass (974) foi o mais dependente das vendas diretas (mais de 77%).
Já entre os comerciais leves, a Toyota Hilux (2.628) conquistou sua 3ª vitória seguida, novamente com vantagem reduzida sobre a Fiat Strada (2.532). Com menos da metade de suas unidades no varejo, a Chevrolet Montana (1.443) se manteve no pódio. Atrás da Ford Ranger (1.064), a Fiat Toro (796) completou o top 5 com mais de 80% de seus registros através de vendas diretas.
Do Motor1