Começa amanhã o 2° turno das eleições do Sindicato

Trabalhadores associados poderão votar nas urnas espalhadas pelas fábricas, na Sede e Regionais Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Foto: Adonis Guerra

A última fase para dar início à #ARetomada dos Metalúrgicos do ABC acontece amanhã e quarta-feira, dia 26, em toda a base com o 2° turno do pleito para eleger o presidente do Sindicato, o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal. Todos os trabalhadores associados poderão votar nas urnas espalhadas pelas fábricas, na Sede e Regionais Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.  

O secretário-geral do Sindicato, Claudionor Vieira, reforçou a importância da unidade do conjunto de trabalhadores e trabalhadoras para avançar nas lutas. “É preciso diálogo constante para achar o melhor caminho para resolver os problemas dentro das fábricas. E temos lutas pela retomada do crescimento da indústria no país para que as pessoas voltem a ter empregos e possam viver com dignidade. Por isso, fortalecer a organização no local de trabalho no 2º turno das eleições é tão importante. Participem!”.

O diretor lembrou que o modelo de representação, o CSE (Comitê Sindical de Empresa), existe no ABC desde 1999 e é o avanço da Comissão de Fábrica na base. “O Sindicato realiza o processo em dois turnos, pois não é possível que ninguém chegue à presidência ou faça parte dos Conselhos da Executiva e Fiscal sem antes passar pelo crivo dos trabalhadores e ser eleito democraticamente na fábrica”.

Processo eleitoral

O processo eleitoral do Sindicato teve início na Assembleia Geral do dia 26 de janeiro, com aprovação da Comissão Eleitoral, da relação de empresas com CSEs e o número de representantes.

O 1º turno aconteceu dias 14 e 15 de março e elegeu 161 dirigentes, entre CSEs e CSA (Comitê Sindical de Aposentados). No total, 45 empresas e o CSA terão representação sindical para o próximo triênio a partir da segunda quinzena do mês de julho.

2º turno das eleições dos Metalúrgicos do ABC

Acontece amanhã, dia 25, e quarta-feira, dia 26

Definirá os 27 diretores do Conselho da Executiva da Direção, entre eles o presidente, e o Conselho Fiscal, sendo três titulares e três suplentes.

Quem pode votar?

Todos os trabalhadores e trabalhadoras associados ao Sindicato.

Urnas

Serão instaladas mais de 80 urnas nas empresas, na Sede e nas Regionais Diadema e Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Total de CSEs e CSA divididos pela base

44 em Diadema

14 em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

39 em São Bernardo

58 em montadoras

6 CSAs

Primeiro turno

Foi realizado dias 14 e 15 de março

Elegeu 161 representantes da Diretoria Plena: 155 CSEs (Comitês Sindicais de Empresas) e 6 no CSA (Comitê Sindical de Aposentados).

71,7% de comparecimento às urnas.