Começa pesquisa nos pontos de ônibus de São Bernardo

Processo é o primeiro passo para a implantação do projeto de integração tarifária no município, conhecido como Bilhete Único

Teve início na quinta-feira (19) a pesquisa do Sistema de Transporte Coletivo de São Bernardo do Campo. Para acompanhar o primeiro dia de trabalho, a secretária de Transportes e Vias Públicas, Patrícia Veras, esteve no ponto de ônibus da Avenida Faria Lima, próximo à Praça Lauro Gomes, acompanhada do diretor de Operações da Empresa de Transportes Coletivos (ETC), Sérgio Paladini, e do coordenador de pesquisas, Esnel Minetti, da Oficina Engenheiros Consultores Associados.

Segundo a secretária de Transportes, o processo marca o início do projeto de integração tarifária no município, mais conhecido como Bilhete Único, e o principal objetivo é oferecer subsídios técnicos para a elaboração desse projeto. “A pesquisa produzirá um diagnóstico detalhado das linhas municipais e intermunicipais que atendem a cidade, identificando o número de passageiros, horários utilizados, origem e destino dos usuários”, explica Patrícia.

Esta primeira etapa da pesquisa será feita em todos os pontos de ônibus nos dois sentidos da Avenida Faria Lima, e também no corredor do trólebus e na Rua Jurubatuba, sendo cada dia em um local. Os pesquisadores ficarão até a próxima terça-feira, menos sábado e domingo, das 6h às 12h, anotando horário, linha, número do carro e quantas pessoas embarcam e desembarcam de cada coletivo. Na etapa seguinte, os pesquisadores farão a contagem de embarque e desembarque de dentro dos ônibus.

De acordo com o diretor de Operações da ETC, a pesquisa no corredor de trólebus vai dimensionar a possibilidade de utilização do corredor pelas linhas intermunicipais. “Esta seria uma alternativa para liberar um pouco o tráfego na Avenida Faria Lima, ao usar espaço aparentemente ocioso”, observou Paladini.

Após a conclusão das pesquisas no município, prevista para acontecer em dois meses, aproximadamente, a Secretaria de Transportes fará o projeto de reestruturação do sistema com base no cruzamento de dados. A implantação das mudanças só vai acontecer após a discussão do projeto com a população, que será feita nas plenárias agendadas especificamente para tratar o assunto.

Atualmente, o sistema de transporte coletivo da cidade conta com cerca de 120 linhas, sendo metade delas intermunicipal. As regiões de São Bernardo com maior demanda, de acordo com a ETC, são Ferrazópolis e Alvarenga, que representam 50% do atendimento.

Da Prefeitura de São Bernardo