Começam as negociações com Metalúrgicos da CUT

As primeiras reuniões com os setores patronais para discutir as perdas salariais ocorrem amanhã com Fundição e sexta-feira com o Grupo 9 (máquinas e eletroeletrônicos). A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) também aguarda para hoje a confirmação de um encontro com a Anfavea e com o Sindipeças. O Grupo 10 ainda não se manifestou. A FEM deflagrou uma campanha pela mudança da data-base da categoria para setembro e pelo pagamento das perdas salariais. A reposição corresponde ao período de novembro do ano passado até agora.

A idéia é negociar e fazer acordos com todos os setores patronais para garantir que toda a categoria no Estado tenha uma compensação salarial.

Data-base – Desde a campanha salarial de 2001, quando foi feito acordo com validade por dois anos, os metalúrgicos reivindicam a mudança da data-base para setembro. Na época, cada sindicato patronal jogou essa discussão pra frente, condicionando a mudança com a concordância de todos os setores.

Segundo avaliação da FEM, setembro é o melhor mês do ano para se negociar, visto que abrange um período no qual a produção normalmente está aquecida.