Começam mobilizações pela PLR

Os trabalhadores já elegem as comissões de negociação com participação de diretores do Sindicato e entregam para as empresas a pauta de reivindicação de PLR – Participação nos Lucros e Resultados.

Hoje a pauta está sendo entregue à direção da Makita, em São Bernardo, que, além da PLR, inclui outras reivindicações internas.

Para definir essa pauta, os trabalhadores se reuniram sexta-feira passada na Sede do Sindicato.

“Os companheiros iniciam a campanha de PLR com uma expectativa bastante positiva”, disse o coordenador do CSE, Paulo Dias.

Ele explicou que as duas últimas negociações de PLR foram feitas em momentos de crise. “O valor está congelado há dois anos e agora o pessoal quer recuperar as perdas”, disse.

Além disso, os trabalhadores querem participação no aumento da produtividade. “Nossos números estão baseados no volume de produção, e vale destacar que a empresa implantou quatro períodos e aumentou as horas extras para dar conta dos pedidos”, afirmou Paulo Dias.

Ele disse que foi muito boa a presença dos trabalhadores na reunião. “O pessoal está mobilizado e com disposição de luta fica tudo mais fácil”, concluiu.

Dezenas de pautas

Trabalhadores de dezenas de outras empresas da região estão elegendo a Comissão de PLR, junto com o Sindicato, e entregando a pauta ao patrão.

“Se em alguma empresa o trabalhador ainda não elegeu a Comissão, é bom ligar para o Sindicato”, disse Giovane Correa, coordenador da Regional Santo André.

Em Diadema, cerca de 40 pautas já foram entregues. “Onde tem mobilização, as negociações da PLR são mais rápidas e os valores são melhores”, lembrou o coordenador da Regional Diadema, Sérgio Nobre, que planeja aumentar o número de acordos este ano.