Começam os cursos de formação sindical

O Sindicato coloca sete cursos e seminários à disposição da categoria. Ao todo serão mais de 300 companheiros participando. O objetivo é capacitar trabalhadores para atuar no chão de fábrica ou na definição de políticas públicas. Veja os cursos e como participar.

Por uma sociedade mais justa e solidária

O curso de Comunicação e Expressão, que começa na terça-feira, 6 de março, será o pontapé inicial das atividades de formação e qualificação de dirigentes e militantes que o Sindicato vai  realizar neste ano.

Ao todo serão mais de 300 pessoas participando dos sete cursos e seminários a cargo dos Departamentos de Formação, Saúde e Imprensa.

“Um dirigente sindical capacitado reúne melhores condições de intervir nas questões, sejam elas no chão de fábrica ou na definição de políticas públicas”, disse Sérgio Nobre, diretor de organização do Sindicato.

Os cursos são espaços de reflexão para a prática sindical e política, de troca de experiências e de produção de conhecimento, que dão base na luta pela transformação da sociedade de acordo com os interesses da maioria, isto é, dos trabalhadores.

“Queremos concretizar nossos sonhos, entre eles o de criarmos uma nova sociedade, com justiça social, solidariedade e com valorização do trabalho”, comentou Sérgio Nobre.

Ele lembrou que os cursos dão capacidade e elementos aos trabalhadores para se  inserirem nos espaços públicos e privados, fazendo as intervenções necessárias para a transformação social. “Queremos uma sociedade igual e temos de nos preparar para tanto”, concluiu ele.

As inscrições serão feitas na fábrica, através da representação sindical. Procure a Comissão de Fábrica ou o CSE para obter mais informações sobre os cursos e os critérios de inscrição.

Conheça os cursos oferecidos pelo Sindicato

–  Comunicação e Expressão
O curso é uma importante ferramenta para que o dirigente e o militante aprimorem leitura e compreensão de texto, redação e comunicação em público. Início em 6 de março e duração de oito meses. Duas turmas com 30 vagas cada, uma com aulas as terças e quartas-feiras, das 18h às 21h, e outra turma com aulas dois sábados ao mês, das  9h às 18h.

–  Sindicato e Política I
Reflexão sobre o funcionamento da sociedade, apontando lutas e alternativas em direção a uma sociedade que valorize o ser humano. Início em 20 de março com duração de um semestre e aulas as terças e quinta-feiras, das 18h às 21h.

–  Sindicato e Política II
O objetivo do curso é qualificar a ação  dos dirigentes sindicais e militantes no sentido da transformação da realidade brasileira. Início em 15 de março e duração de três semestres. Turma com aulas as quintas e sextas-feiras, das 9h às 18h, e sábados das 9h às 13h.

–  Negociação Coletiva
Preparação de dirigentes para negociações coletivas envolvendo questões salariais e de saúde do trabalhador. Início em 28 de março e duração de um semestre. Uma turma com aulas de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h, e outra turma com