Começou o Censo 2010

Recenseadores deverão visitar cerca de 53 milhões de domicílios no País em busca de informações para a contagem populacional

 Teve início no domingo, 1º de agosto, o trabalho de coleta de informações do Censo 2010. Nesta etapa, os 190 mil recenseadores contratados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deverão visitar cerca de 53 milhões de domicílios no País em busca de informações para a contagem populacional. Os primeiros resultados da pesquisa serão divulgados no mês de dezembro.

Com um orçamento estimado em R$ 1,4 bilhão, os trabalhos para a obtenção do retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas tiveram início em 2007. Conforme explica o coordenador de divulgação do Censo, Wagner Silveira, os 5.565 municípios do Brasil serão avaliados por meio de duas pesquisas: uma amostra mais detalhada (108 questões), a ser aplicada em uma fração dos domicílios ocupados e um questionário simplificado (37 perguntas) nos restantes. Este processo de coleta de dados será encerrado em 31 de outubro.

“O Censo é um auxílio para que os governos, empresas e acadêmicos planejem seus estudos e ações para o futuro”, esclarece Silveira. Neste ano, o questionário traz algumas novidades, como a possibilidade em se informar ter um cônjuge do mesmo sexo, além de questionar a respeito de pessoas que moram fora do País. Os questionários também estão relacionadas às áreas de saúde, educação, trabalho, cultura e economia familiar.

Online
Para os moradores que passam a maior parte do tempo fora de casa, a dica é solicitar ao recenseador a possibilidade de responder o questionário via internet. “Nestes casos, o funcionário do IBGE entregará um envelope lacrado contendo uma senha para que o munícipe responda a pesquisa em até 15 dias”, observa Silveira. Quando o morador não for encontrado o profissional deixará um bilhete informando uma nova data para a visita. Vale lembrar que todo brasileiro é obrigado por lei – 5.564, de 14 de novembro de 1968 – a prestar solicitações ao IBGE e não cumprimento desta norma acarreta multa que pode chegar até 10 vezes o maior salário mínimo vigente no País.

Os recenseadores estarão identificados com colete, crachá e computador de mão e um só morador poderá responder pelos demais integrantes da residência. Caso o munícipe ainda queira, poderá conferir no site do IBGE – por meio do número de matrícula – informações a respeito do recenseador. Outra opção é esclarecer possíveis dúvidas pelo 0800 72 18 181. O horário de visitas será definido por cada profissional, variando de acordo com as regiões do País. “Em média, os recenseadores trabalham quatro horas por dia e terão 300 domicílios para visitar”, destaca Silveira.