Comemoração do Dia do Trabalhador volta a São Bernardo após sete anos

1º de Maio promovido pela CUT-SP com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC vai durar nove horas; são esperadas 50 mil pessoas no evento do Paço Municipal, que terá 13 apresentações artísticas e ato às 19h

ATENÇÃO: o credenciamento da imprensa para o evento em São Bernardo será feito pela Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e não pela CUT-SP (seguem instruções abaixo)

Depois de sete anos, o Dia Internacional do Trabalhador volta a ser comemorado em São Bernardo, palco histórico do movimento sindical brasileiro. Para comemorar os 25 anos em defesa dos trabalhadores e reivindicar a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, a CUT-SP (Central Única dos Trabalhadores), com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e outros sindicatos da região, promove neste 1º de Maio, no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, evento que deve reunir 50 mil pessoas.

1997 marcou a última comemoração do Dia Internacional do Trabalhador no Paço Municipal de São Bernardo. Em 2000, o evento aconteceu no Estádio de Vila Euclides.

O evento deste ano começa às 12h e termina após o show do cantor Leonardo, com início previsto para as 20h. Outras 12 apresentações artísticas ocorrerão durante todo o dia, com destaque para o grupo Fala Mansa e o cantor Zé Geraldo, além de 10 grupos e artistas da Região. Às 19h, falarão as autoridades convidadas para o evento (lista em fase de confirmação)

Durante o evento, a CUT-SP reforçará a importância do Abaixo-Assinado da Campanha Nacional que reivindica a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de emenda constitucional nº 393/01 que determina a redução de 44 horas para 40 horas semanais, sem redução nos salários. A CUT, em conjunto com as demais Centrais Sindicais, assumiram o compromisso de coletar mais de 1 milhão de assinaturas até 28 de maio. O documento será entregue ao governo federal e ao Congresso.

Também serão comemorados os 25 anos de fundação da CUT. Estão convidadas autoridades políticas, acadêmicas e sindicais para o evento, que está orçado em R$ 350 mil, só para o ato de São Bernardo. O valor integra o custo total de R$ 2,5 milhões divulgado pela CUT-SP para a realização dos quatro atos simultâneos. Em São Paulo, a comemoração será realizada no Autódromo de Interlagos, das 11h às 18h, e deve reunir 800 mil pessoas, segundo a Central.

Em São Bernardo, o público terá mais de nove horas de shows com grandes artistas da música popular brasileira e também grupos regionais. Estão entre as principais atrações o grupo Fala Mansa, e os cantores Zé Geraldo e Leonardo.

INFRA-ESTRUTURA

  • Palco com 175 metros quadrados
  • 3 (três) postos médicos
  • 18 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros/as)
  •  3 (três) ambulâncias com UTI
  •  30 brigadistas (equipe para prevenir incidentes)
  •  100 seguranças
  • 1 caminhão-pipa para distribuir água potável ao público
  •  60 sanitários químicos (dois para pessoas com deficiência)
  •  3 geradores de energia
  •  Área de alimentação (número de barracas)
  •  6 tendas/camarim
  • 1 tenda para imprensa
  • Estacionamento para autoridades, artistas e imprensa
  • 100 profissionais trabalharão no dia na organização/recepção do evento
  • 150 pessoas entre artistas e equipes técnicas e de apoio envolvidas nos shows

 

ATENÇÃO REDAÇÕES: CREDENCIMANENTO PARA O 1º DE MAIO  EM SÃO BERNARDO
Credenciamento da CUT-SP para a cobertura do ato no Autódromo de Interlegados não valerá para evento de São Bernardo

O credenciamento dos jornalistas (e equipes técnicas de apoio) que vão cobrir a comemoração do Dia Internacional do Trabalhador (1º de Maio) no Paço Municipal de São Bernardo será feito pela Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, neste email (vanilda.assessoria@smabc.org.br).

O CREDENCIAMENTO TEM INÍCIO NESTA QUARTA (23.04) E TERMINA ÁS 18H DO DIA 29 DE ABRIL.

Informo que não serão aceitas solicitações de credenciamento após o prazo nem no dia/local do evento.

Dados necessários: Os veículos devem enviar, via email “timbrado” da empresa, os nomes dos profissionais, MTb ou número do documento de identificação profissional na empresa.

Para as TVs: há vagas reservadas (dentro da arena do evento) especialmente para emissoras interessadas em enviar links à cobertura do evento, mas é obrigatório o credenciamento prévio

Estacionamento: será credenciado para usar o estacionamento da Câmara Municipal, dentro do Paço, apenas um carro por jornal, mediante o envio do nome do motorista e placa do veículo.

Retirada das credenciais: dia 30/04, das 10h às 18h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Rua João Basso, 231, 1º andar, Centro, São Bernardo do Campo.

Infra-estrutura: a imprensa terá uma tenda para descanso, com água e alimentação leve, tomadas para carregadores de celulares, material de divulgação e acompanhamento da imprensa do SMABC.