Comércio cresce pelo 12º mês consecutivo, aponta Serasa

Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve acréscimo de 15,8%, a maior taxa de crescimento anual desde julho do ano passado

O comércio varejista brasileiro cresceu 0,6% em outubro, na comparação com o mês anterior, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Serasa Experian. Trata-se da 12ª aceleração consecutiva do indicador, puxada pelo segmento de materiais de construção.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve acréscimo de 15,8%, a maior taxa de crescimento anual desde julho do ano passado (com alta de 19,3%). No acumulado do ano, o varejo registrou variação positiva de 5,7%.

Na passagem de outubro para novembro, o principal destaque para a alta do indicador foi o setor de materiais de construção, que cresceu 2,2% após amargar sete quedas nos últimos dez meses. Contudo, em relação a novembro de 2008, o segmento apresentou retração de 13,4%.

Na comparação anual, as principais acelerações partiram dos setores: veículos, motos e peças (32,1%), móveis, eletroeletrônicos e informática (25,8%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (19,3%).

Outro segmento que se destacou foi o de móveis, eletroeletrônicos e informática que, com a prorrogação de parte do incentivo fiscal do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e com as melhores condições de crédito, registrou crescimento de 2,7%. “Cabe destacar que a recente decisão do governo de reduzir o IPI do setor moveleiro deve introduzir estímulos adicionais neste ramo varejista”, avalia a pesquisa.

De janeiro a outubro deste ano, a alta do indicador liderada pelo setor de móveis, eletroeletrônicos e informática (11,7%). Em seguida, destacam-se: veículos, motos e peças (6,6%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (5,5%). Os únicos segmentos que apresentaram queda nessa base de comparação foram o de combustíveis e lubrificantes (-1,8%) e o de material de construção (-14,7%).

Do Diário OnLine