Comércio tem segundo melhor resultado do ano em setembro, diz Serasa

O movimento de consumidores nas lojas em setembro cresceu 0,9% na comparação com agosto, feitos os ajustes sazonais, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

É o segundo melhor resultado mensal do ano, perdendo apenas para janeiro, quando houve aumento de 1,7%. Em agosto, o indicador subiu 0,3%, mesma medição de julho. Na comparação com setembro de 2012, o crescimento foi de 2,3%.

A queda do dólar em setembro, após forte alta entre junho e agosto, além da recuperação dos indicadores de confiança do consumidor, contribuiu para a elevação do movimento no varejo no mês passado, de acordo com a Serasa.

O aumento foi liderado pelo movimento de 3,0% nas lojas especializadas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática. Os segmentos de combustíveis e lubrificantes e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios tiveram, cada um, aumento de 0,5%.

Por outro lado, foram registrados recuos nos setores de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (0,7%), de veículos, motos e peças (1,7%) e de material de construção (0,7%), todos em setembro na comparação com agosto, feitos os ajustes sazonais.

No acumulado do ano (janeiro a setembro de 2013), a atividade do comércio aumentou 5,3%, puxada por combustíveis e lubrificantes (6,4%) e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (5,8%).

O segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática acumulou alta de 3,9% em nove meses de 2013 e o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios terminou o período com aumento de 3,1%. Os segmentos de veículos, motos e peças e o de material de construção exibiram expansões de 2,3% e 3,0%, respectivamente.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é formado pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. A amostra é composta de cerca de seis mil empresas comerciais.

Do Valor Econômico