Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC arrecada “Fios de amor” na Revoluz

Companheiras na empresa em Diadema contribuíram em massa para ajudar mulheres que perdem seus cabelos no processo quimioterapia

Foto: Adonis Guerra

A já tradicional campanha “Doe Fios de Amor”, realizada todos os anos no Outubro Rosa pela Comissão de Mulheres Metalúrgicas do ABC, está a todo vapor.  Na última sexta-feira, 11, a arrecadação ocorreu na empresa Revoluz, em Diadema, onde as companheiras se mostraram solidárias ao doar mechas de seus cabelos que serão destinas a instituições que fazem a confecção de perucas para aquelas mulheres que perderam seus cabelos durante o tratamento de quimioterapia.

Na oportunidade, antes da coleta dos fios, houve uma roda de conversa sobre a importância do autocuidado para prevenir o câncer de mama, a necessidade das consultas e da realização da mamografia.

Foto: Adonis Guerra

A diretora executiva do Sindicato, Andrea de Sousa, a Nega, que cortou as mechas de cabelo das trabalhadoras, reforçou que se trata de mais uma campanha solidária dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do ABC que estão sempre atentos à promoção de uma sociedade mais justa e humana.

“Nossa atenção está voltada às questões relacionadas à categoria, às lutas por melhores condições de trabalho, mas também estamos sempre atentas àquelas em situações mais vulneráveis. Iniciamos essa campanha em 2019 e desde então já ajudamos muitas mulheres a melhorarem sua autoestima. Sabemos que estar bem consigo mesma ajuda no tratamento e nossa categoria sempre se mostra muito solidária”. 

A coordenadora da Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC, Maria Zélia Vieira Viana, celebrou o sucesso de arrecadação na fábrica. “A nossa atividade foi maravilhosa e gratificante, conseguimos muitas mechas, as meninas na Revoluz são incríveis. Aconselho que outras empresas façam o mesmo para que possamos conscientizar cada vez mais mulheres”.

Até o final do mês, a Comissão realizará atividades com as trabalhadoras nas fábricas da base para debater a importância de cuidar da saúde para salvar vidas e a conscientização sobre a doação de mechas de cabelo.

Foto: Adonis Guerra

Como Doar

O cabelo deve ser entregue ao representante sindical na empresa, na Sede do Sindicato, nas Regionais Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. São aceitos todos os tipos de cabelo com, no mínimo, 15 cm de comprimento, podendo ser só uma mecha.

• Diga ao cabeleireiro que você está cortando para doar

• O corte deverá ser feito com o cabelo seco.

• Coloque o cabelo cortado bem amarrado no elástico, em um saquinho, e leve até a recepção do Sindicato ou das Regionais.