Comissão de Igualdade Racial premia menino por aula de cidadania contra o racismo
Moisés Selerges, tesoureiro do Sindicato; o estudante Gustavo Gomes; Leo Superliga, coordenador da Comissão; e Daniel Calazans, diretor executivo
A Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato premiou na manhã desta quinta-feira, dia 18, o menino Gustavo Gomes Silva do Santos, de 10 anos, com um tablet por sua consciência política nas questões ligadas ao combate ao preconceito racial.
“Fiquei muito feliz com o convite do Sindicato. Muitas crianças assim como eu já sofreram com o preconceito e debater sobre o racismo é importante para que elas não parem de lutar”, contou Gustavo.
O estudante ficou conhecido após conceder uma entrevista à TVT em novembro, mês da Consciência Negra. A equipe da TVT o conheceu durante as atividades do “Leituraço” de contos africanos e afro-brasileiros promovido pela Prefeitura de São Paulo.
Assista a entrevista de Gustavo à TVT
“A consciência política do Gustavo é admirável. É uma criança de origem humilde que teve educação na rede pública e seu engajamento só mostra como podemos avançar ainda mais nas políticas públicas no futuro”, afirmou o coordenador da Comissão de Igualdade Racial do Sindicato, José Laelson de Oliveira, o Leo Superliga.
“Para a Comissão é gratificante que possamos ajudá-lo a obter mais informações e também realizar um sonho”, prosseguiu. “Precisamos de guerreiros como o Gustavo na luta contra o preconceito”, concluiu Leo.
Após a reportagem na TVT, considerada uma aula de cidadania e que obteve mais de 140 mil visualizações na internet, Gustavo foi convidado por outras emissoras.
O garoto também participou da comemoração da conclusão do segundo ano do curso História da África com a entrega de certificados aos participantes das aulas no último dia 6, na Sede.
“Não tenho palavras para agradecer aos Metalúrgicos do ABC. Esse reconhecimento só mostra para as crianças que tem consciência sobre seu papel na luta contra o preconceito que vale a pena não desistir”, finalizou Gustavo.
Da Redação