Comissão de Igualdade Racial tem novo coordenador

O trabalhador na Mercedes Clayton Willian, o Ronaldinho, assumiu a coordenação da Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo dos Metalúrgicos do ABC em reunião no sábado, 30 de abril, no Centro de Formação Celso Daniel. Na ocasião, também foi realizado o primeiro encontro do Coletivo de Igualdade Racial dos trabalhadores na Mercedes.

Foto: Adonis Guerra

O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, destacou que as comissões de cidadania são fundamentais. “A classe trabalhadora tem que reagir e se manifestar de forma organizada contra os ataques que sofremos. Nossas comissões e coletivos são exemplos. Unidos somos mais fortes. Vidas negras importam!”, afirmou.

O novo coordenador agradeceu a todos os ex-coordenadores. “Sou fruto da luta dos que me antecederam e vou fazer de tudo para honrar cada coordenador que já passou pela Comissão”, disse. 

“O racismo estrutural precisa ser combatido com educação e políticas afirmativas, temos que transformar a sociedade. A nossa estrutura de país ainda carrega a escravidão em seu peito. A ideia é que os coletivos das fábricas sejam como núcleos para pulverizar o debate da Comissão entre a classe trabalhadora”, explicou. 

Foto: Adonis Guerra

O coordenador no último período, Carlos Alberto Queiroz Rita, o Somália, CSE na Dura Automotive, em Rio Grande da Serra, reforçou a importância da unidade. 

“A atividade mostrou o quanto a Comissão mantém a sua essência de unidade ao longo de 35 anos com a presença de ex-coordenadores, lideranças do movimento negro e militantes”.

“Com esse governo que não nos representa e que permite e incentiva a cada dia que os racistas fiquem impunes, a organização é fundamental para fortalecer a nossa luta contra o racismo, pelo fim do genocídio do povo preto e por uma verdadeira equidade para todos e todas”, defendeu.