Comissão de Saúde: Sindicato fecha o primeiro acordo
O Sindicato assinou ontem com a Uniforja (central que administra as quatro cooperativas de trabalhadores formadas da antiga Conforja) o primeiro acordo do ABC – e provavelmente do Brasil – para a instalação de uma Comissão de Saúde (CS).
Mauro Soares, diretor do Sindicato que negociou a formação da Comissão, conta que a organização da CS é decisão de congresso da categoria e o objetivo é estendê-la para toda a base, pois é um avanço e uma alternativa ao modelo de Cipa existente.
“A Cipa tem sua atuação limitada por lei e é paritária. Não pode exigir ou negociar, apenas reivindicar. Os patrões acabam empurrando as decisões com a barriga, relegando saúde e segurança a segundo plano”, denuncia Mauro.
“Já a Comissão de Saúde é formada exclusivamente por trabalhadores, tem autonomia para negociar e contratar melhorias nos locais de trabalho e acompanhar a implantação dessas melhorias nos prazos fixados”, destaca o dirigente sindical.
“Seus integrantes terão mais autonomia, tempo para atuar e interlocução com a empresa. Por isso precisarão estar capacitados e comprometidos com as questões da saúde e segurança que assumirão”, prossegue.
Eleição pode ser em 15 dias
“A Uniforja foi escolhida para implantar a Comissão porque a cooperativa é um modelo de economia solidária e a promoção da saúde tem de ser prioridade”, explicou Mauro.
Com a assinatura do acordo, houve a abertura do processo eleitoral e o pleito deve ocorrer em aproximadamente 15 dias.
Agora, o Sindicato pretende levar este modelo de Comissão de Saúde ao Fórum Nacional do Trabalho como proposta para substituir as Cipas. “Esse passo é muito importante porque há grande resistência das empresas em relação às Comissões de Saúde”, diz Mauro.