Comissão na Ford comemora 30 anos
Trabalhadores se reuniram na última sexta-feira, na Sede para comemorar
Foto: Rossana Lana / SMABC
A Comissão de Fábrica (CF) na Ford, mais antiga representação no local de trabalho dos metalúrgicos do ABC, começou a comemorar os 30 anos de existência, que completa neste ano.
Na última sexta-feira, se reuniram na Sede do Sindicato companheiros que estão na empresa e aqueles que participaram da primeira formação da CF.
“Em um País onde trabalhadores tem que ir à Justiça reivindicar direitos, a Comissão na Ford é um exemplo”, afirmou o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre.
“Onde existe organização no local de trabalho, como lá, essas coisas não acontecem”, prosseguiu. “Nosso desafio para os próximos 30 anos é espalhar essa organização pelo Brasil”, afirmou o dirigente.
Homenageado com uma placa, o ex-presidente do Sindicato e atual vice-presidente da CUT Nacional, José Lopez Feijóo, disse que seu episódio mais marcante ocorreu em 1986, quando toda Comissão foi demitida e tiveram de reconstruir a representação.
Outro membro da primeira formação, José Ferreira Passos, o Bagaço, disse que se voltasse à CF reforçaria sua luta para impedir demissões. “A proteção plena ao emprego é ainda um dos maiores desafios para o movimento sindical”, destacou.
O encontro de sexta-feira definiu também os companheiros que irão compor a chapa do Comitê Sindical na Ford.
Da Redação