Comissões de Cidadania

O 6º Congresso confirmou que a construção da identidade de classe dos metalúrgicos do ABC e de sua unidade de ação devem ser vistas como um processo que envolve também o olhar atento para as pessoas que enfrentam no seu cotidiano questões específicas como a discriminação, o tratamento desigual ou a falta de oportunidades.
O enfrentamento dessas questões deixou de ser diluído como aspecto secundário na luta sindical e passou a ser visto como momento constituinte de ação transformadora, cada um em sua respectiva comissão.

Gênero
Enfrentar as consequências da dupla jornada de trabalho da mulher, as questões de gestação e maternidade e a diferença de remuneração e qualidade de trabalho entre mulheres e homens.

Igualdade Racial
Fortalecer a Comissão de Combate ao Racismo para enfrentar a discriminação no mercado de trabalho, superando a abordagem que se restringe aos aspectos sombrios dessa realidade.

Juventude
O Sindicato deve enfrentar o desafio de representar uma categoria cada vez mais jovem, com exigências crescentes de capacitação, instrução e formação, contribuindo para sua realização profissional e pessoal.

Trabalhadorescom Deficiência
Outro espaço que representa um grande desafio para a capacidade dos metalúrgicos do ABC pensarem propostas de inclusão que atendam aos trabalhadores e não apenas às necessidade das empresas cumprirem suas cotas legais de contratação.