Comitê Mundial assina carta de intenções

A assinatura da Carta de Relações Laborais foi um dos destaques do Encontro Mundial dos Trabalhadores no Grupo Volks, realizado na semana passada na cidade de Zwickau, na Alemanha.

A Carta garante o cumprimento, por parte da empresa, de todas as leis vigentes nos países e dos acordos assinados entre trabalhadores e a direção da montadora. A Carta também prevê o direito de representatividade dos trabalhadores nas instâncias de decisão do grupo.

Nos próximos dias será feito debate entre representantes das quatro fábricas da Volks no Brasil.

“Vamos analisar o impacto e os reflexos da Carta de Relações Laboriais no dia-a-dia dos companheiros brasileiros”, disse Valdir Freire, o Chalita, vice-presidente do Comitê Mundial dos trabalhadores.

Fusão
A direção do Grupo Volks anunciou que está praticamente concluída a negociação com a Porsche, que passará a ser a décima marca da empresa e não mais o acionista majoritário.

Outra informação foi a venda da fábrica de caminhões de Resende, no final do ano passado, para o grupo MAN.

Homenagem
O encontro homenageou os melhores aprendizes do Grupo Volks, entre eles a jovem Lilian Teixeira Vieira, que trabalha na ferramentaria da ala 8 na fábrica Anchieta.

“Ao contrário do que acontece no Brasil, lá na Alemanha os aprendizes são contratados para exercer a função aprendida no curso”, comentou José Roberto Nogueira, o Bigodinho, da coordenação da Comissão de Fábrica.

Proposta de PLR será apresentada hoje
Hoje haverá assembleia nas entradas dos turnos para apresentar a proposta de PLR negociada com a montadora, para que ela seja analisada e debatida entre os trabalhadores.

A votação será na próxima segunda-feira, dia 9, e vai reunir o pessoal dos dois turnos.