Como a Indústria 4.0 pode dar impulso à retomada do setor automotivo

Para a Bosch, a cadeia de valor precisa investir agora em fábricas conectadas para garantir competitividade e acompanhar a retomada do mercado

Carros conectados na nuvem, fábricas inteligentes e componentes impressos em 3D. Essas são algumas inovações que fazem parte do futuro do setor automotivo com a Indústria 4.0, revolução capaz de impulsionar a recuperação do segmento. Em meio aos desafios atuais da mobilidade e do mundo pandêmico, as fábricas e cadeias produtivas inteligentes e conectadas são o caminho para aumentar a competitividade e alavancar o setor automotivo no Brasil, como conta Júlio Monteiro, diretor industrial da Bosch.

Com tecnologias como Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, big data e inteligência artificial, é possível criar processos de manufatura integrados para controlar todo o chão de fábrica e a cadeia de valor de produção de ponta a ponta, diz o executivo. Segundo ele, as tecnologias da Indústria 4.0 são capazes de resolver problemas como perda de produtividade e qualidade, além de melhorar processos e reduzir custos.

Para o especialista, os benefícios da Indústria 4.0 não são apenas teoria, mas algo que ele vive na prática na Bosch. A companhia conta, por exemplo, com linha inteligente de freios ABS em Campinas (SP). A planta opera com conectividade elevada e utiliza softwares de manutenção e gestão. A planta opera de forma conectada com outras 11 fábricas de freios ABX da companhia no mundo, em uma rede que soma 5 mil máquinas.

Assim, se uma peça produzida em Campinas apresentar um problema, a empresa consegue acessar o sistema e verificar se o mesmo aconteceu na China ou nos Estados Unidos e, claro, acelerar a solução. Com a fábrica de Campinas, o executivo diz que a Bosch é uma das pioneiras em I4.0 no Brasil ao desenvolver e implementar as soluções desde 2012. Além de efetivar as soluções para ganhar eficiência nas próprias operações, a companhia passou a oferecer estes recursos aos clientes – uma frente de negócios que ganha cada vez mais força.

Do Automotive Business