Como a indústria automotiva fez os SUVs dominarem o mercado

No Brasil, a expansão do mercado dos utilitários esportivos impressiona e tende a se fortalecer cada vez mais, a julgar pela quantidade de lançamentos

Eles são robustos e imponentes. Muitos nasceram para enfrentar as adversidades da estrada de terra e lama. Mas são igualmente bem-vindos na buraqueira do asfalto. Nem os grandes centros urbanos, com tráfego cada vez mais espremido, estão livres da febre dos SUVs, sigla em inglês para utilitários esportivos e quase palavra nova no vocabulário de qualquer idioma. Longe de ser uma moda passageira, os SUVs já representam quase metade das vendas globais de veículos, e o Brasil está muito perto disso.

A história do SUV no Brasil é mais antiga do que muitos imaginam. Os mais velhos devem lembrar de algum parente ou vizinho a bordo da Rural Willys, veículo produzido no Brasil entre o fim dos anos 1950 e 1977, época em que a Ford comprou a marca e assumiu a produção do modelo. “A Rural era uma picape com carroceria fechada, criada para ser um veículo de serviço, mas que caiu no gosto das famílias”, destaca João Pedro Gazineu, pesquisador da indústria automobilística.

A onda atual – tendência para uns; modismo para outros – é, no entanto, muito mais forte. E global. No ano passado, os utilitários esportivos representaram 48% das vendas de veículos em todo o mundo, segundo a Agência Internacional de Energia, entidade sediada na França que fornece dados para políticas públicas de redução de emissões. Dados da Statista, empresa de pesquisa alemã, indicam que a receita no mercado mundial de SUVs deverá atingir US$ 333 bilhões em 2024.

No Brasil, a expansão do mercado dos SUVs impressiona e tende a se fortalecer cada vez mais, a julgar pela quantidade de lançamentos programados ou em fase de desenvolvimento, tanto pela indústria local como por importadores. Informações dos órgãos de trânsito, organizadas pela Fenabrave, entidade que representa os concessionários no Brasil, mostram que os licenciamentos de 40 dos modelos de SUVs mais vendidos neste ano no país somaram 657,1 mil unidades. Isso equivale a 45,7% do mercado. A cada mês, pelo menos 80 mil veículos desse tipo são emplacados em todo o país.

Do Valor Econômico