Como marca brasileira tenta ‘furar’ BYD e assumir fábrica da Ford na Bahia

O destino da fábrica da Ford em Camaçari (BA) ganhou mais um interessado. A Lecar, empresa brasileira que planeja construir um carro elétrico nacional, afirma ter entrado na disputa pelo terreno em concorrência com a chinesa BYD. Em entrevista ao UOL Carros, Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar, explicou que a estratégia da empresa para ganhar da BYD na concorrência é oferecer uma proposta melhor, com um investimento mais robusto e maior número de empregos.

Segundo ele, a empresa brasileira estaria em vantagem porque a BYD já divulgou quanto pretende investir e quantos empregos deve gerar – R$ 3 bilhões em investimentos e 5 mil postos de trabalho. “Um patrimônio público não se pode dar para quem quiser, e muito menos prometer, como o Governo da Bahia estava prometendo. Como o dinheiro é do povo, existem critérios para a venda, deve-se seguir o devido processo legal. Nesse caso, o estado publicou o chamamento público e nós estamos interessados”, disse à coluna.

A intenção do empresário é produzir na Bahia um carro elétrico “popular”, ou seja, abaixo de R$ 100 mil, o Lecar Pop. A primeira planta da montadora, segundo Assis, ficará na cidade de Flores da Cunha (RS) e será responsável pela produção do Model 459, um sedan inspirado nos veículos da Tesla. Segundo ele, a linha de produção começará a ser instalada no segundo semestre de 2024. Já em Camaçari, a ideia é começar a produzir em junho de 2026.

De acordo com o fundador da Lecar, o investimento para implantação da Bahia seria entre R$ 6 bilhões e R$ 8 bilhões, com a criação de 15 mil empregos. Para tanto, a ideia é abrir o capital da empresa, que hoje é limitada. Procurados pela reportagem, a BYD preferiu não se posicionar sobre o assunto. O governo da Bahia confirmou que empresa Lecar encaminhou e-mail nesta quarta-feira (28) à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), em que afirma ter interesse na área da antiga Ford junto ao Estado da Bahia.

Do UOL