Como será paga a correção do FGTS
Conheça algumas situações sobre o pagamento da correção dos planos Verão e Collor.
Como será paga a correção
Pergunta corrente entre companheiros e companheiras que fazem a habilitação ao acordo das perdas do FGTS é como será feito o pagamento. Veja algumas situações:
1) Para quem mantém a mesma conta de FGTS desde os planos?
Quem tinha conta ativa do FGTS em janeiro de 1989 ou abril de 1990 (ou seja, trabalhava com carteira assinada) e continua na fábrica até hoje, receberá o valor da correção dos Planos Verão e Collor nesta conta. Esse valor só poderá ser utilizado conforme as regras para saque do FGTS. (Veja abaixo)
2) Quem tinha conta ativa em 1989 e/ou 1990 e foi demitido?
Quem tinha conta ativa na mesma época que foi demitido e já sacou o FGTS poderá sacar os valores da correção na Caixa.
3) E quem pediu demissão?
Quem tinha conta ativa do FGTS na época e pediu demissão quando começou a trabalhar em um novo emprego – que pode ser metalúrgica ou não – receberá o valor da correção na conta ativa do FGTS. Esse valor poderá ser utilizado conforme as regras de saque.
4) E quem tem conta inativa no período?
Quem tinha conta ativa do FGTS em janeiro de 1989 e/ou abril de 1990, pediu demissão após 1993 e ficou três anos sem registro em carteira, a conta do FGTS ficou sem receber depósitos e se tornou inativa. Nesses casos, o valor da correção poderá ser sacado na Caixa.
5) Quais as regras de saque do FGTS?
Quem receber a correção em sua atual conta de FGTS (conta vinculada) só pode sacar nos casos de demissão sem justa causa; quando a atual conta ativa se tornar inativa após três anos; se ocorrer pedido de demissão ou dispensa por justa causa; aposentadoria; falecimento do trabalhador; ter mais de 70 anos; quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV; quando o trabalhador for vítima de câncer; ou na compra da casa própria.
6) É possível saber o valor do pagamento?
Só indo diretamente à Caixa. A página na internete do banco, como a Tribuna divulgou, é de difícil acesso e demorada navegação. Além disso, o CNPJ da empresa hoje pode ser diferente da época dos planos, como é o caso da Volks.