Como Taubaté permite que o Volkswagen Tera seja um modelo de volume

Produção do novo SUV compacto na unidade do Vale do Paraíba pode ser trunfo do carro em eventual disputa por preço no segmento

Quem apostou que o Volkswagen Tera seria mais um carro da oferta para atender demandas de nichos do mercado, errou. O mais novo SUV compacto da montadora é considerado por ela um modelo de volume. Ao contrário dos irmãos maiores T-Cross, Nivus, Tiguan e Taos, o Tera nasce com a missão de se tornar um best seller. E ser produzido na fábrica de Taubaté (SP) tem a ver com isso.

A antiga unidade do Vale do Paraíba historicamente é reconhecida por ter, digamos, se especializado na produção de modelos de volume. O Volkswagen Gol, fabricado ali por anos, dispensa comentários a respeito. Acontece que essa fábrica proporciona à montadora condições para que o custo de produção por unidade ali seja baixo. Baixo o suficiente para que haja espaço para que o seu preço final possa ser maleável em termos de ajustes.

“Taubaté tem o melhor custo de produção da Volkswagen no país”, disse o CEO Ciro Possobom, no dia 13, justificando o porquê de a fábrica ter sido escolhida para produzir o Tera. Esse melhor custo, em termos mais práticos, se dá por algumas características da fábrica que a diferencia das demais. Segundo Claudio Batista, o Claudião, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, a fábrica ofereceria condições para a aplicação de aportes menores na linha de produção para receber novos modelos.

Ao passo que as demais fábricas demandariam, segundo o interlocutor, cifras mais robustas na virada de produtos em suas linhas. “Do Gol para cá a linha mudou muito pouco em termos estruturais. O sistema de deslocamento das carrocerias é praticamente o mesmo. Temos aqui uma capacidade de adaptação muito boa com os mesmos equipamentos”, disse. A Volkswagen vai investir em suas fábricas paulistas R$ 13 bilhões até 2028, mas não detalhou os recursos que cada unidade receberá. Portanto, não há como saber oficialmente qual delas será alvo de investimentos mais robustos.

Do Automotive Business