Companheiras na Volks debatem combate à violência doméstica e importância da solidariedade

Trabalhadoras conheceram a realidade da Casa Abrigo, em Diadema, que receberá as doações do Outubro Rosa Solidário

Foto: Adonis Guerra

A Comissão das Metalúrgicas do ABC, coordenada pela CSE na Samot, Maria do Amparo Travassos Ramos, segue promovendo atividades de orientação e solidariedade no Outubro Rosa 2021. Na manhã de ontem, a conversa foi com as companheiras na Volks, reunidas na sala da Comissão de Fábrica. Participaram mais de 100 trabalhadoras, entre elas as alunas do Senai.

Foto: Adonis Guerra

O tema central do encontro foi o combate à violência doméstica e o apoio e solidariedade às mulheres que sofrem esse tipo de situação e encontram pouco amparo no poder público. As trabalhadoras receberam duas representantes da Casa Abrigo Beth Lobo, Valquíria Rocha Longo e Zuleica Maria da Silva. Elas falaram sobre a situação do espaço em Diadema, único na região do ABC que acolhe mulheres vítimas desse tipo de violência, e corre o risco de fechar. 

No início do encontro, o presidente do Sindicato Wagner Santana, o Wagnão, lembrou que o home office aprofundou ainda mais as desigualdades entre homens e mulheres. 

Foto: Adonis Guerra

“O home office aumentou o nível de violência e exploração contra as mulheres. Alertar para novas formas de exploração no trabalho também é papel do Sindicato e da Comissão. Esta é uma ação de luta, resistência e conscientização. É importante que vocês possam compartilhar com outras mulheres as informações que tiveram aqui. E precisamos sempre lembrar que a luta não é só outubro é ano todo”. 

Sentir a dor da outra

A diretora executiva dos Metalúrgicos do ABC, responsável pelo departamento de Formação e CSE na Volks, Michelle Marques, destacou que além de debater o tema, é preciso que cada uma faça sua parte, tanto no combate à violência como nas campanhas de arrecadação. 

“Nós somos privilegiadas se comparar com as que estão lá fora. O tema do ‘Outubro Rosa’, na maioria das fábricas, é a prevenção ao câncer de mama, mas pensamos que além de debater a saúde e a violência, também precisamos sentir a dor do outro e fazer a nossa parte”. 

Foto: Adonis Guerra

Sobre a situação de violência doméstica, a dirigente ressaltou que é necessário lutar por uma política permanente de acolhimento e proteção às vítimas. 

“Sabemos que a justiça é lenta, que muitas vezes essas mulheres não são acolhidas pela família, que precisam se manter longe do agressor. A sociedade julga e discrimina essas mulheres. Temos que lutar por uma política permanente, já que a violência, infelizmente, é constante. Também é nosso papel combatê-la em todas as esferas, conversando e orientando as companheiras que estão no nosso meio e não sabem como procurar ajuda”. 

Foto: Adonis Guerra

“Contamos com cada uma de vocês, pela nossa geração e pelas próximas, porque é um absurdo o que estão fazendo com os direitos das mulheres no nosso país. Precisamos atuar de forma propositiva, nos unirmos enquanto mulheres do ABC”, completou. 

Foto: Adonis Guerra

Doações

Durante o encontro, as metalúrgicas na montadora fizeram doações de absorventes e produtos de higiene para a Campanha Outubro Rosa, promovida pela Comissão das Metalúrgicas do ABC. 

“Vamos contribuir! Comprar um shampoo a mais, um sabonete, um absorvente, para nós que estamos trabalhando, não vai fazer tanta diferença, mas para essas mulheres, faz toda a diferença”, chamou a CSE na fábrica, Rosimeire Conceição, a Rosi.

Como doar

Para doar produtos de higiene, procure a representação sindical ou leve sua doação até a recepção do Sindicato ou das regionais. Mais informações: 4128-4203.

Doação de fios de cabelo

A Campanha de doação de fios de cabelos para entidades que cuidam de mulheres e crianças com câncer continua.