Companheiro Banana, presente!

Era um guardião da memória da classe trabalhadora, reconhecido e respeitado por todos que tiveram a honra de conviver com ele.

Foto: Adonis Guerra

Foi com imensa tristeza que a direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC recebeu, nesta quinta-feira (25), a notícia do falecimento do companheiro Josimar Alves Bezerra, o nosso querido Banana, aos 63 anos, após uma corajosa luta contra o câncer.

Banana iniciou sua militância ainda jovem, como trabalhador na limpeza da Mercedes-Benz. Já nesse período, demonstrava sua força como liderança dentro da fábrica, organizando uma mobilização que balançou as estruturas da empresa. Mais tarde, tornou-se operador de máquina, atuando na montadora entre 1981 e 1990.

Foi nesse período que se destacou também como cinegrafista, registrando momentos históricos da luta dos trabalhadores. Em 1985, a pedido do companheiro Barbosa, filmou a greve conhecida como Vaca Brava, pela redução da jornada — um marco da nossa história.

Com sua sensibilidade e compromisso, dedicou mais de 20 anos à TVT, onde cuidou com zelo do acervo da produtora e da TV dos Trabalhadores. Era um guardião da memória da classe trabalhadora, reconhecido e respeitado por todos que tiveram a honra de conviver com ele.

A direção do Sindicato presta sua mais profunda solidariedade aos filhos Aracy Ciolfi Ferreira, Bruna Ciolfi Ferreira Bezerra, Gabriel Ciolfi Ferreira Bezerra, à esposa Denise Ciolfi Ferreira Bezerra, aos amigos e companheiros de militância neste momento de dor.

Banana deixa um legado de luta, companheirismo e memória que permanecerá vivo em cada registro e em cada conquista da classe trabalhadora.

Companheiro Banana, presente!