Companheiro José Calixto Ramos
Foi com muita tristeza que a direção dos Metalúrgicos do ABC recebeu a notícia do falecimento do presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNT), José Calixto Ramos, de 92 anos, mais uma vítima fatal da Covid-19.
Pernambucano com formação profissional em mecânica de máquinas, Calixto, como era conhecido, iniciou sua militância sindical como delegado e secretário do STI Metalúrgico de Recife, chegando à presidência em 1965. Fundou também a Federação dos Trabalhadores na Indústria no Estado de Pernambuco, ocupando o cargo de secretário até transferir-se para Brasília, ao tornar-se vice-presidente da CNTI. Em 1983, assumiu a presidência da Confederação. No ano de 1985, em pleito nacional, foi eleito presidente da CNTI.
Sob sua coordenação foram criados a Coordenação Confederativa dos Trabalhadores (CCT), em 1996; o Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), em 2003; e a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), em 2005, entidade presidida por ele até seu falecimento.
Sua morte é uma grande perda para todo o movimento sindical, porém sua história de luta e bandeiras que defendia permanecem como referência para a defesa de toda a classe trabalhadora. Toda nossa solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de luta.
Companheiro Calixto, presente!