Companheiros aprovam comissão e volta ao trabalho na Pallmann
Foto: Adonis Guerra
Para tentar recuperar a produção, a maioria dos trabalhadores na Pallmann, em Diadema, decidiram, durante assembleia realizada ontem, retomar as atividades e montar uma comissão para acompanhar os resultados da empresa.
A proposta apresentada pelo Sindicato e aprovada pelos trabalhadores consiste em retornar à produção e montar uma comissão composta por cinco trabalhadores, sendo dois da área administrativa, dois da produção e o CSE Sóstenes Luiz de Lima.
Essa comissão, junto à direção da fábrica, ficará encarregada de, além de acompanhar os resultados obtidos pela venda do que for fabricado, sugerir como o valor será direcionado.
“Diante desta situação não há muitos caminhos possíveis, mas talvez estejamos dando um passo na direção de encontrar uma forma de viabilizar a produção e chegar a uma normalidade para que os trabalhadores voltem a ter salário e possam tirar daqui seu sustento”, avaliou o coordenador da Regional Diadema do Sindicato, Claudionor Vieira do Nascimento.
O coordenador explicou que a comissão não será responsável pela administração da fábrica, mas sim por propor sugestões à direção e apresentar os números de forma transparente aos demais companheiros.
Em assembleia na última segunda-feira, os companheiros, em ato de protesto decidiram por cruzar os braços para pressionar a direção e cobrar uma resposta sobre o futuro da planta. Porém, como a energia elétrica havia sido cortada há duas semanas por falta de pagamento, a linha seguia sem atividade. Uma decisão judicial determinou o reestabelecimento da energia, o que permitiu que os trabalhadores pudessem optar por retomar à produção.
O pagamento dos salários dos cerca de 70 trabalhadores na Pallman está atrasado desde dezembro, além do atraso nos depósitos do FGTS desde 2015 e do convênio médico desde o começo deste ano.
Uma reunião com representantes do departamento jurídico do Sindicato ficou agendada para a próxima quarta-feira, 6, às 17h, na Regional Diadema.
Da Redação.