Companheiros na Fundex dão adeus à marmita
Almoço na Fundex: Conquista é marco para trabalhadores
Os trabalhadores na Fundex, fábrica de Diadema, abandonaram suas marmitas porque ,a partir de hoje, contam com um restaurante e comida pronta no local de trabalho.
A conquista é resultado da união e da força dos metalúrgicos, que aos poucos começa a melhorar as condições de trabalho na empresa, instalada há mais de 40 anos na cidade.
“A maior parte dos companheiros trabalha há muito tempo na fábrica e nunca desistiu de ter sucesso nessa luta”, afirmou Claudionor Vieira, diretor do Sindicato. Ele lembrou que refeição pronta no local de trabalho reflete na qualidade da produção e no ambiente. “Quem está satisfeito e bem alimentado trabalha melhor”, concluiu.
Renato: 21 marmitas e o sonho de um restaurante
Um exemplo dessa perseverança é Renato Lisboa, moldador na Fundex há 31 anos, e que guardou as 21 marmitas usadas nesse tempo. “Meu sonho era ter um restaurante aqui na fábrica. Agora minha esposa não precisa mais se preocupar com a mistura e nem eu vou comer mais comida requentada”, disse.
Mais tempo em casa e comida fresquinha
Assim como Renato, todos os outros trabalhadores também foram conferir a qualidade da comida durante a inauguração do restaurante e falaram das vantagens de ter a refeição.
“Agora vou ganhar mais tempo com meus filhos à noite, e também não precisarei me preocupar se a comida da marmita irá estragar”, disse Ediralvo dos Santos, encarregado de produção que trabalha há 21 anos na fábrica.
“Estudo à noite e minha esposa também trabalha, então preparar a marmita era muito corrido”, lembrou Miraldo Pereira, ajudante geral.
Cardápio variado
Segundo a técnica em nutrição Ana Paula da Silva, o cardápio do almoço será variado durante a semana e balanceado de acordo com as necessidades nutricionais dos trabalhadores. “Eles terão todo dia arroz, feijão, uma mistura, uma opção, dois tipos de salada, bebida e sobremesa”, disse.
Emprego
Juraci conquistou novo emprego no restaurante da fábrica
Além da satisfação da companheirada, que terá um almoço fresquinho, a implantação do restaurante na Fundex também serviu para dar emprego a mais uma companheira, a copeira Juraci Trombeta. “Estava desempregada há 8 meses e agora estou com a carteira assinada”, contou a sorridente trabalhadora, enquanto lavava os pratos.
Da redação
* Fotos: Rossana Lana/ SMABC