Companheiros na Scania aprovam compensação de dias ponte
Pessoal vai trabalhar mais 13 minutos por dia para compensar dias ponte deste e do próximo ano
Rafael durante a assembleia de ontem na portaria da Scania
Aprovada compensação de dias ponte
Em assembleia realizada na quarta-feira (8), os companheiros na Scania aprovaram por ampla maioria a compensação dos dias ponte deste e do próximo ano. Eles trabalharão 13 minutos a mais por dia em 2009 e 2010.
O pessoal também deu sinal verde para a compensação das semanas de Carnaval e de Tiradentes.
Os quatro dias do Carnaval serão compensados com o trabalho de 1h15 além da jornada durante a semana, exceto segunda e sexta-feira, quando a empresa precisar e com o trabalhador sendo avisado com uma semana de antecedência.
Em relação aos três dias da semana de Tiradentes, a sexta-feira, dia 24 de abril, será considerada licença remunerada, e os companheiros também vão trabalhar 1h15 além do horário normal, de acordo com a necessidade da empresa e serão avisados com uma semana de antecedência, para pagar os dias 22 e 23. O dia 20, segunda-feira, já está computado nos dias ponte.
“A crise econômica mundial provocou a queda nas exportações da Scania e diminuiu a produção da empresa.
As folgas que aconteceram ou acontecerão foram negociadas para compensar as semanas reduzidas por causa dessa queda da produção”, explicou o vice-presidente do Sindicato, Rafael Marques. “Esse é o modelo defendido pelo Sindicato”, completou.
Machucados no trabalho
Durante a assembléia, Rafael Marques disse que recebeu denúncia de que médicos do ambulatório da empresa estão mandando de volta ao serviço trabalhadores sem condições físicas.
Até mesmo pessoas machucadas e enfaixadas são pressionadas a retornar ao trabalho.
“Isso é um desrespeito. A partir de hoje não vamos mais aceitar essa situação. Fica o alerta à Scania e aos seus diretores que todos os direitos e garantias dos trabalhadores tem de ser respeitados”, avisou Rafael.