Companheiros na Volks começam qualificação

Os 770 trabalhadores na Volks, em São Bernardo, que estão em lay-off (suspensão temporária de contrato), deram início ontem ao pro­grama de qualificação.

Os companheiros irão se habilitar em cursos e terão parte dos salários pagos pelo FAT, Fundo de Amparo ao Trabalhador, além de uma complementação paga pela empresa, o que garantirá seus vencimentos líquidos por cinco meses.

“É importante lembrar que foi o acordo negociado pelo Sindicato, e aprovado em assembleia pelos tra­balhadores em 2012, que possibilitou transformar esse período de baixa na produção em oportunida­de de qualificação para a companheirada”, destacou o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão (foto).

Segundo o dirigente, há dois anos, quando o acordo foi negociado, a produção es­tava em alta. Mas os Metalúr­gicos do ABC acumularam o conhecimento suficiente sobre a alternância das fases do setor automotivo.

Por isso aproveitaram o momento para discutir com a empresa uma saída que garantisse o emprego dos metalúrgicos na Volks em momentos de dificuldades, como o atual.

Da Redação