Companheiros na Volks recebem material sobre o movimento negro


Daniel Calazans, coordenador da Comissão de Igualdade Racial, distribui jornal na porta da Volks.
Foto: Fabiano Ibidi

Metalúrgicos do ABC e militantes do movimento negro na região realizaram panfletagem na portaria da Volks, em São Bernardo, distribuindo jornais e revistas que falam da luta contra a discriminação e a exclusão racial.

Os companheiros na montadora receberam em mãos o jornal da Comissão de Igualdade Racial do Sindicato, o jornal da CUT-SP sobre o mês da Consciência Negra, o informativo O Negro no Movimento Sindical do ABC e a revista Espelho Negro.

“Conversamos com os trabalhadores e percebemos que eles têm interesse em discutir o racismo e a exclusão na sociedade e que esse problema não pode ser mascarado”, afirmou Daniel Calazans, coordenador da Comissão.

Para Léo Oliveira, do Comitê Sindical de Empresa na Volks, a aceitação dos companheiros superou as expectativas e abre espaço para outras ações em porta de fábrica.

“Fomos muito bem recepcionados pelos trabalhadores, que se mostraram interessados em debater o conteúdo dos jornais e revistas”, destacou.

Privilégio
Segundo Calazans, o material despertou a atenção dos metalúrgicos para as ações que o governo desenvolve para combater a exclusão social, como as cotas nas universidades.

“Com essas informações, o pessoal vai saber melhor que a lei de cotas não é um privilégio para alguns e sim uma ação reparatória que corrige mais de 400 anos de exclusão social no Brasil”, disse o coordenador da Comissão de Igualdade Racial do Sindicato.

Da Redação