“Comparecimento dos companheiros nas urnas fortalece o Sindicato”
(Foto: Adonis Guerra)
O presidente do Sindicato, Rafael Marques, fez um balanço do 1º turno da eleição e parabenizou os companheiros eleitos para os CSEs e o CSA para o triênio 2017-2020.
“Tivemos um comparecimento forte dos trabalhadores sócios do Sindicato e é o que precisávamos para que os representantes que vão dirigir as lutas dentro das empresas neste período tenham o respaldo necessário”, afirmou.
Das 77 empresas com CSEs, cinco tinham chapa 2, as demais eram chapas únicas. “A participação dos companheiros nas urnas fortalece a organização de um Sindicato plural, que entende a categoria no chão de fábrica, com gente nova chegando”, disse.
“São dirigentes combativos, dedicados e dispostos a fazer um sindicalismo bom, digno e honesto, olhando no olho do trabalhador. São eles que vão fazer o que for necessário para a categoria continuar representativa e defender a classe trabalhadora do ABC e do Brasil”, explicou.
O presidente do Sindicato ressaltou as lutas contra as reformas trabalhista e previdenciária, e a precarização do trabalho com o projeto da terceirização. Também falou sobre a importância da participação da categoria no 2º turno da eleição.
“A agenda, a dinâmica de lutas e a capacidade de resistência contra qualquer retirada de direitos devem ser intensas na categoria. E são os companheiros eleitos que vão dirigir a luta, garantir a unidade e a coesão dos Metalúrgicos do ABC com o apoio de todos”, concluiu.
O processo teve início com a assembleia eleitoral, realizada na manhã de domingo do dia 29 de janeiro na Sede, com cerca de dois mil metalúrgicos do ABC. Na Cosma e na Ford, em São Bernardo, as eleições foram antecipadas devido às férias coletivas durante os dias do 1º turno e as urnas lacradas até a apuração. Para os outros 75 Comitês, o 1º turno foi realizado na terça e quarta-feira, dias 14 e 15.
Da Redação