Complexo da Fundação Criança é inaugurado com a presença de Lula e prefeito
Além da Fundação Criança, também poderão atuar no espaço o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e as entidades que fazem parte da Rede Criança Prioridade 1, composta por entidades da sociedade civil e pelas secretarias do Administração Municipal
A Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente, complexo da Fundação Criança que concentrará no mesmo espaço vários programas e órgãos que atuam na defesa, proteção e promoção de crianças e jovens foi inaugurado no sábado (28) com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do prefeito de São Bernardo Luiz Marinho, ministros de estado e outras autoridades. O espaço, localizado no Bairro Assunção, recebeu o nome da mãe do presidente, Eurídice Ferreira de Mello – Dona Lindu.
Todo o complexo tem 36 mil metros quadrados e consumiu investimento de R$ 4,3 milhões para transformar a área em um centro de referência para essa faixa etária. Além da Fundação Criança, também poderão atuar no espaço o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e as entidades que fazem parte da Rede Criança Prioridade 1, composta por entidades da sociedade civil e pelas secretarias do Administração Municipal.
Haverá ainda um centro de formação para os profissionais responsáveis por garantir os direitos dos jovens, um centro de referência da criança e do adolescente, biblioteca, auditório, casa ecológica, horta comunitária, playground, campo de futebol, quadras poliesportivas e teatro de arena.
O presidente da Fundação Criança Ariel de Castro Alves, esclareceu que a garantia dos direitos do jovens não pode ser missão apenas do município e deve contar com o apoio dos governos do Estado, Federal, da sociedade civil e da iniciativa privada. “A concepção deste novo espaço é justamente essa, atuação intersecretarial, integração, e a mobilização de todos os órgãos e serviços e entidades envolvidas com a defesa, a proteção e a promoção dos direitos da criança e do adolescente na cidade”, disse.
Durante a inauguração do complexo, o prefeito agradeceu o apoio que o Governo Federal tem dado para a cidade em diversos setores. O aumento do número de famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família, em curso no município, foi um dos exemplos dados pelo chefe do Executivo.
Para o chefe do Executivo, a homenagem à mãe do presidente é muito adequada. “Não é preciso falar da importância dessa guerreira, uma mulher que saiu de Pernambuco trazendo uma grande família, que criou, e, acima de tudo, por ter gerado e formatado a personalidade e o caráter de um homem generoso como o presidente Lula”. Dona Lindu morreu em 1980 aos 65 anos devido a um câncer de útero. Retirante nordestina natural de Pernambuco, criou oito filhos. Ela viveu durante muitos anos no Bairro Paulicéia, em São Bernardo.
O presidente Lula destacou a necessidade de recuperar não apenas as crianças em conflito com a lei ou em situação de risco, mas toda sua família como maneira mais eficaz de abordar a questão. “Não apenas minha mãe, mas muitas mães fazem por merecer serem homenageadas num espaço que cuida de criança e adolescente. Os especialistas que cuidam da questão sabem perfeitamente que, além do problema social que resulta em pessoas sem esperança, nós temos no Brasil um pouco mais que a questão social. Temos um processo de desagregação da estrutura da sociedade a partir da família”, disse o presidente.
Da Fundação Criança