“Por enquanto foram só conversas. Ainda não dá para saber com que vontade eles [Banco do Brasil] vão chegar”, disse. De acordo com Leite, as vendas durante outubro na concessionária recuaram 9,5% por conta da dificuldade de financiamentos.
Para ele, o resultado do mês poderia ter sido pior se os bancos das montadoras não tivessem subsidiado as taxas de juros. “O Banco Volkswagen, por exemplo, chegou a manter juros de 0,99% ao mês para quem tivesse 50% do valor do veículo para dar de entrada”, informou. |
Amanhã, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulga o balanço das vendas em outubro, que caíram 2,12% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Mas em relação a setembro, a queda foi de 10,8%. No total, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, o número de emplacamentos do mês foi de 239.267 unidades. |
No acumulado do ano, o volume de licenciamentos chegou a 2,44 milhões, o que significa um crescimento de 23,42% sobre igual intervalo de 2007, quando foram emplacadas 1,98 milhão de unidades. A Fiat se mantém na liderança, com 23,5% do mercado, seguida pela Volkswagen, com 22,3%, a General Motors (20,01%) e a Ford (9,80%). |
Uma parte da diferença entre os volumes de vendas de setembro e outubro deveu-se à paralisação das compras de locadoras de veículos e grandes frotistas, que dependem do crédito para renovar a linha de produtos. |
Ontem os presidentes das montadoras deveriam se reunir na sede da entidade do setor, a Anfavea, para discutir formas de receber os recursos do BB e CEF.
Do jornal Valor Econômico (4/11/2008)
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