Condições de trabalho: A vida por um fio na Arteb
Tem sido constante a queda de ferramentas em acidentes com pontes rolantes na fábrica Arteb, em São Bernardo. Só neste mês ocorreram dois acidentes devido ao rompimento no cabo de aço, felizmente sem causar nenhuma vítima em qualquer das vezes em que houve o problema.
Mas este risco não está descartado porque as manutenções preventivas das pontes rolantes são feitas pela metade, como se esses equipamentos não causassem nenhum risco.
Simplesmente trocam-se partes do equipamento danificado e o resto fica aguardando a próxima manutenção, que nem sempre acontece porque o acidente ocorre antes. Enquanto isso, a vida do trabalhador continua em perigo, como aconteceu na madrugada da última quarta-feira, quando rompeu o cabo de aço da ponte rolante do setor de moldura e um molde caiu em cima de uma máquina.
Com o impacto, o gancho foi arremessado e passou próximo ao operador, destruindo sua bancada de trabalho. Por sorte, o companheiro não foi atingido pelo gancho.
CIPA denuncia descaso
A CIPA realmente comprometida com a segurança dos trabalhadores na Arteb pergunta até quando vai continuar esse pesadelo.
Já foram realizadas diversas reuniões com a segurança e a engenharia do trabalho, que não podem alegar desconhecimento do problema.
Só que não tomaram qualquer providência para resolver de vez a situação, deixando fazer valer seu poder, o que leva os trabalhadores a se submeterem a condições iminentes de acidentes.