Condições de Trabalho: Acidente em prensa na Volks
O ferramenteiro Marco Aurélio Ferreira, o Marcão, de 36 anos, sofreu grave acidente com prensa na quarta-feira da semana passada na Ala 1 (Estamparia) da Volkswagen, em São Bernardo.
Ele fazia o ajuste em um pisador (parte móvel que prende a chapa). Mas a ferramenta é nova e ele não foi instruído sobre seu funcionamento. O companheiro não sabia que neste equipamento os pinos não travam o pisador.
Assim, quando desparafusou, os pinos não seguraram e o pisador caiu sobre sua mão direita. Marcão sofreu fratura exposta nos dedos médio e anular e um corte profundo na parte de cima da mão. A Comissão de Fábrica imediatamente interditou a ferramenta e acionou a segurança no trabalho.
Marcão passou por cirurgia no Infor, está em casa mas precisará passar por nova avaliação para saber como o choque afetou os movimentos dos dedos e da mão.
“Como a ferramenta é nova e a empresa não investiu em treinamento para os trabalhadores, qualquer companheiro poderia estar na mesma situação”, afirmou Vicente Pereira da Costa, o Pastor, um dos representantes dos trabalhadores da ala 1.