Conferência de Emprego de Mauá define 14 propostas para trabalhador

Encontro em Mauá reuniu 200 pessoas que discutiram mão-de-obra, qualificação profissional e economia popular

O último dia da 1ª Conferência Municipal de Emprego, Trabalho e Renda de Mauá rendeu 14 propostas, feitas por integrantes dos três grupos de debates formados: intermediação de mão-de-obra, qualificação e requalificação profissional e economia popular e solidária.

Cerca de 200 pessoas, entre representantes de entidades, empregadores, educacionais e governamentais participaram dos grupos de discussões. Uma das propostas apresentadas no painel de qualificação e requalificação profissional foi a elaboração de uma pesquisa para identificar a vocação econômica e a tendência do mercado de trabalho da cidade, além da integração da pessoa com deficiência.

Na sala sobre economia popular e solidária, a discussão foi sobre a necessidade de elaborar uma lei de fomento específica para o setor e a criação de um espaço para o desenvolvimento de atividades do micro e pequeno empreendedor.

O secretário do Trabalho e Renda de Mauá e organizador do evento, Edilson de Paula, afirmou que a conferência ocorreu num momento importante da economia mundial. A discussão sobre qualificação da mão-de-obra, oportunidades e cooperativismo no município é inédita e foi implementada a partir da criação da Secretaria de Trabalho e Renda.

Na abertura do evento, realizado na Câmara Municipal, na noite de quarta-feira (06), estiveram presentes o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, e a representante do ministro do Trabalho e Emprego, Ana Palmira Arruda Camargo.

Do ABCD Maior