Conferência sobre igualdade será em maio

A ministra Matilde Ribeiro, Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sepir) começou nesta semana com a série de encontros para preparar a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, marcada para 11 a 13 de maio. O objetivo é buscar meios de promover a igualdade racial no país.

“A Conferência será um momento não apenas de balanço das políticas públicas de igualdade, mas também de definição de outras estratégias e perspectivas, tendo em vista a inclusão social da população negra e indígena”, afirmou a ministra. Este ano foi instituído, via decreto presidencial, como o Ano Nacional de Promoção da Igualdade Racial. “Isso é um grande avanço para nós, pois jamais algum governo tinha dado tanta importância para esse tema” declarou.

Este ano, a Sepir pretende estabelecer um canal de diálogo, reflexão e proposição conjunta com a sociedade. Encontrar consensos para dar visão a realidade nacional, tendo em vista que discriminação e racismo é um fato presente no nosso cotidiano, portanto, um foco de discussão para este ano.